quinta-feira, 29 de setembro de 2016

{Resenhando #6} Quem é você, Alasca - John Green

Oi Oi Leitores Amados, tudo bem com vocês? 

O Post de hoje é a resenha sobre uma das minhas leituras de Maio, espero que gostem e deixem sua opinião sobre o livro aqui nos comentários. 

Avaliação:      {4/5}
Livro:  Quem é você, Alasca¿ - John Green


Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


John Green cresceu em Orlando, Flórida, a uma pequena distância da Disney World. Mudou-se para Ohio para cursar a universidade, onde estudou Inglês e Religião. Por vários meses antes se graduar, John trabalhou como capelão em um hospital infantil. Enquanto estava lá, teve a inspiração para escrever seu primeiro romance, “Quem É Você, Alasca?”. O segundo romance de John, “O Teorema Katherine”, foi publicado em 2006. “Cidades de Papel” publicado nos EUA em 2008 Em 2009, “Cidades de Papel” foi eleito em primeiro lugar por mais de 11 mil leitores no Top 10 dos Adolescentes da American Library Association.

 

O livro logo no começo me conquistou, gosto de livros onde como tema principal tem adolescentes, seus dilemas, dramas, amizades. Quem é Você, Alasca? Traz esses temas que é impossível você não se lembrar dessa época ou se você for adolescente não se identificar com algumas cenas do livro.

Miles mora na Flórida com seus pais e tem um total de zero amigos. Ele parece não se importar muito com isso, mas já se cansou da vida pacata que leva. Viciado em ler biografias de pessoas cujos trabalhos ele nunca se interessou em saber, a obsessão real de Miles está em colecionar últimas palavras. Inspirado pelas últimas palavras do poeta François Rabelais (“Vou em busca de um Grande Talvez”) Miles se muda para o Alabama, para estudar no colégio interno Culver Creek. Ele se apaixona por Alasca desde a primeira vez que a encontra e segue seus dias tentando conquistar a menina. Ele se torna melhor amigo do Coronel, seu colega de quarto e também de Takumi e juntos vão fumar, beber, viver aventuras e criar problemas, ou trotes, na escola!. E o seu Grande Talvez começa.

O livro é dividido em duas partes: o ANTES e o DEPOIS de um acontecimento que marca profundamente a vida de Gordo. Após os melhores dias de sua vida, Gordo enfrenta uma situação que o faz querer conhecer os mistérios mais profundos de quem é Alasca Young.

Alasca Young é um furacão, como o próprio Miles diz no livro. Essa menina consegue deixar a pessoa mais sã do planeta maluca! Confesso que não fui muito com a cara dela; simplesmente não consegui sentir uma conexão com ela e isso complicou muito sentir certa emoção, mas também não a odiei então não me matem. E ela tem uma super biblioteca no seu quarto.  Dos livros no seu quarto, ela diz que leu apenas 1/3 deles, mas que pretende ler os outros quando tiver tempo. Ela também se diz feminista e, algumas vezes, repreende as atitudes machistas dos seus colegas. Sua personalidade é instável e seu passado, um verdadeiro mistério.

Agora, devo dizer que o Coronel, esse baixinho é simplesmente genial, e o fato de ele ser muito mandão me deu vontade de conviver com alguém assim. Ele não é um mandão chato. Ele manda, não espera por ninguém, e sabe que pode! E isso é simplesmente sensacional neste personagem, o que você só irá entender quando conhecê-lo.

Já Miles, bem, Miles é simplesmente demais! Ele garantiu os 4 corações deste livro, junto com o gênio que é seu autor.


Bom, eu achei o livro muito sensacional, mas não o suficiente. Foi algo que me marcou muito, me ensinou varias coisas principalmente em relação a vida de adolescente. Ele não subestima a inteligência dos leitores e a leitura flui lindamente, principalmente por causa da personalidade das personagens do enredo, que são extremamente divertidas.

Ele é tão real, tão honesto, com situações que podem estar acontecendo neste exato momento em algum lugar do mundo. Nenhuma escolha, nenhum personagem e nenhum acontecimento é perfeito. Exatamente como a vida é para todos nós. Tanto que você se sente tão abalado quanto os personagem, conforme os acontecimentos vão se desenrolando.E você acaba se apaixonando pela historia ela acaba te envolvendo de um modo tão profundo que faz com que ela não seja apenas um romance mas sim parte de sua vida pois tenho certeza que como eu todos já tiveram um mistério na sua vida e tentou-os resolver mas não conseguiu.

Assim: não espere que este vá ser o melhor livro da sua vida, mas acho que vale a pena dar uma chance. Você não vai perder tempo lendo, pelo contrário. A historia vai ser algo muito bom para você. 


"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer." - Alasca 

"Se as pessoas fossem chuvas, eu era a garoa e ela, um furacão" - Miles 

"E seu apelido vai ser... Hmm.. Gordo. [...] Porque você é magricela. Isso se chama ironia, Gordo. Já ouviu falar?" - Coronel 

"Ela adorava mistérios, tanto que se tornou um." 

"Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." 



7 comentários:

  1. Gostei da resenha, eu só li Katharine do Green e não gostei então desanimei de ler mais dele.Quem sabe um dia eu dê uma chance a Alasca...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quem e você Alasca?,to apaixonada ate agora por esse livro, todos os personagens são o máximo, não consigo escolher um melhor, mas Alasca e minha favorita kkkk se tem um livro que eu com certeza leria de novo e esse, amei tudo do livro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Li no ano passado.Gostei dos personagens, mas o final foi tudo de ruim.com! Esperava mais do livro,pq amei A culpa é das estrelas.Agora vou tentar Cidades de papel!

    ResponderExcluir
  5. Não sei nem como explicar o quanto eu amo esse livro, ele é simplesmente incrível e foi um dos livros que mais me fez chorar... a história é maravilhosa, claro que eu não gostei tanto do final, mas se for analisar ele por inteiro é sensacional

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro na estante faz quase 1 ano. Depois da sua resenha acho que vou arriscar... Maaas, conhecendo o John Green, sei que o final vai me fazer chorar um rio de lágrimas.
    Bjs.
    www.blogparanormalizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei desse livro, mas não tanto. Concordo com você quando diz que não foi muito com a cara da Alasca. Digo, sei lá, eu não achei ela tudo isso não .. não gostei tanto do livro, não me marcou tanto quanto outros dele :/
    Mas sua resenha está maravilhosa <3
    http://leituravorazblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir