domingo, 2 de outubro de 2016

Tag: Setembro Amarelo

Oi Oi Leitores Amados, tudo bem com vocês? 

Hoje vim trazer algo que eu adoro fazer!! Uma tag. Mas não é uma tag qualquer..

No mês de Setembro, vimos por ai várias pessoas comentando sobre o Setembro Amarelo. 





O que seria isso? Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
 É possível sim evitar a autodestruição e falar sobre isso é a melhor solução em favor da vida. 
Acho que o tema ainda é um grande Tabu em nossa sociedade. Suicídio é visto como pecado, como uma fragilidade, quando na maioria das vezes existe uma solução

A campanha desse ano foi muito grande, por onde eu olhava via as pessoas falando sobre isso. Mas já que eu tenho um blog literário.. Vim trazer para vocês livros que envolvem esse tema, ou que são amarelos para fazer parte desse mês tão importante. Sei que o mês já passou, mas o que importa é participar de alguma forma, mesmo que seja alguns dias depois. 


1 –Um Livro Nacional.

Veronika Decide Morrer, Paulo Coelho


O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa e Veronika é internada em uma clinica psiquiátrica. Atendida pelo Dr. Igor, é informada que não terá mais que algumas semanas de vida, e provavelmente, morrerá internada. Durante seu tempo interna conhece Eduard, um jovem esquizofrênico que não conversa com ninguém. Veronika e Eduard se apaixonam e resolvem fugir da clinica psiquiátrica.

2 – Um Livro que tenha Flores na Capa.

Eu estive aqui, Gayle Forman

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Um livro da sua estante que você ainda não leu. 

3 –  Um livro da sua estante que você ainda não leu. (PS: ESTOU LENDO)

Por Lugares Incriveis, Jennifer Niven  


Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

4 –  Um livro que você sempre indica. (Como não li, vai um livro do tipo, que já me indicaram várias vezes)

Os Treze Porquês, Jay Asher


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele as ouve e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

5 –  Um livro com um personagem que começou “fraco” e se tornou forte com os acontecimentos.

A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

6 –  Livro com a capa que mais te chama atenção.

As Virgens Suicidas, Jeffrey Eugenides


Durante uma festa em sua casa, Cecilia Lisbon, uma garota de 13 anos se joga de uma janela do segundo andar sobre a cerca de ferro. Como uma maldição, num período de um ano, todas as cinco irmãs Lisbon cometem suicídio. Comprimidos, enforcamento, todas as formas são válidas para que, uma a uma, Lux (14), Bonnie (15), Mary (16) e Therese (17) encontrem seu caminho para a morte.
A tragédia marca tanto a rotina da vida local que uma investigação é levada a cabo pelos garotos da vizinhança. Passados 20 anos, eles reúnem um mórbido acervo de evidências, que vão desde entrevistas com parentes até diários e boletins de química.


"Estou aqui, para te cuidar, para segurar sua mão e dizer que tudo vai dar certo. Estou aqui para não só dizer, mas para te mostrar que você não está sozinha. Serei seu ouvinte, seu ombro, serei para você motivo para acreditar que a vida tem muito mais a te oferecer e pra isso você só precisa querer ver. Se não for possível impedir que as lágrimas caiam, enxugarei todas elas com gestos de carinho. Sempre disse isso, se não for bom o suficiente para estar ao seu lado nos momentos difíceis o que me faria pensar que seria digno de participar da sua felicidade. Eu estou aqui e no momento em que olhar em meus olhos estes estarão dizendo: vai dar tudo certo."


6 comentários:

  1. Fabi, maravilhoso o post. beijos, Rachel - Histórias e Emoções

    ResponderExcluir
  2. Uau👏👏 parabéns pelo post Fabi, esse assunto e muito importante, e já anotei os nomes dos livros, quero ler todos.

    ResponderExcluir
  3. Uau👏👏 parabéns pelo post Fabi, esse assunto e muito importante, e já anotei os nomes dos livros, quero ler todos.

    ResponderExcluir
  4. Vou tentá ler As virgens suicidas e Os treze porquês. Tenho adiado ,mas ta aí a chance! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vou tentá ler As virgens suicidas e Os treze porquês. Tenho adiado ,mas ta aí a chance! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Post lindo, acho que todos nós já passamos ou vamos passar por situações difíceis e muitas vezes pensamos em desistir, é comum se sentir triste às vezes, mas as pessoas que estão ao nosso redor muitas vezes não entendem e podem piorar a situação.. é um assunto complicado mas que se todos entendessem umas às outras seria mais fácil lidar

    ResponderExcluir